
NOVA DÉLHI: Dezoito pessoas foram mortas em Nepal quando um pequeno avião de passageiros caiu ao decolar do aeroporto principal da capital, Catmandu, chamando a atenção mais uma vez para o fraco histórico da nação do Himalaia em segurança aérea.
Veja aqui por que o Nepal, onde mais de 360 pessoas morreram em acidentes de avião ou helicóptero desde 2000, é particularmente suscetível.
Terreno
Encravado entre a Índia e a China, o Nepal, um país sem litoral, abriga oito dos 14 picos mais altos do mundo, e seus aviões muitas vezes precisam atender pequenos aeroportos situados em colinas remotas ou perto de picos cobertos por nuvens.
Além das obstruções físicas, o terreno também pode sofrer mudanças climáticas repentinas que afetam a velocidade e a intensidade do vento, dificultando a navegação.
Em um relatório de segurança de 2023, a Autoridade de Aviação Civil do Nepal (CAAN) disse que a colisão com o terreno ou outro obstáculo era o principal risco, sendo responsável por 93% das mortes em acidentes aéreos na década anterior.
Passarelas de mesa
Devido à escassez de terreno plano no Nepal, várias áreas têm pistas de mesa, construídas escavando picos para criar uma superfície plana.
Elas têm quedas abruptas em uma ou ambas as extremidades, exigindo maior habilidade no pouso da aeronave, mas também levando a ferimentos graves ou fatalidades se os pilotos exagerarem na aproximação.
Frota envelhecida
Entre os países mais pobres do mundo, o Nepal não investiu o suficiente na atualização ou manutenção de seus aviões.
Muitas estão envelhecendo, de modo que não possuem algumas características e instalações comuns em outros lugares e tendem a ser mal conservadas, o que torna os acidentes mais prováveis.
É em parte por isso que a União Europeia, alegando "preocupações com a segurança", proibiu transportadoras aéreas certificadas no Nepal em 2013.
No entanto, em sua última revisão de segurança em 2023, a UE reconheceu o "envolvimento proativo" do regulador da aviação e os esforços para aumentar a supervisão.
Gestão de tripulação e formação
Especialistas pediram melhor treinamento para pilotos no Nepal, com alguns acidentes atribuídos a más decisões.
O pior acidente do Nepal em três décadas matou 72 pessoas em janeiro de 2023 e foi atribuído, por exemplo, à falta de conhecimento do piloto sobre os procedimentos operacionais padrão, o que o levou a cortar erroneamente a energia do avião, causando sua queda.
Este foi o único acidente fatal no mundo no ano passado, quebrando uma tendência de anos de segurança positiva na região da Ásia-Pacífico, disse a Associação Internacional de Transporte Aéreo em um relatório.
Regulamentação e supervisão
Os serviços de aviação e a regulamentação são administrados por agências separadas na maioria dos países, mas no Nepal, o regulador CAAN regulamenta as companhias aéreas e administra os aeroportos.
Especialistas dizem que isso é um conflito de interesses, pois o regulador policia suas próprias operações, acrescentando que isso leva à corrupção e à má gestão.
A CAAN nega essa alegação, dizendo que não há ligação direta entre as unidades que funcionam sob uma organização.
https://pobreflix.art.br/2024/07/25/por-que-o-nepal-sofre-tantos-acidentes-aereos/?feed_id=1398&_unique_id=66a232927ec81
Veja aqui por que o Nepal, onde mais de 360 pessoas morreram em acidentes de avião ou helicóptero desde 2000, é particularmente suscetível.
Terreno
Encravado entre a Índia e a China, o Nepal, um país sem litoral, abriga oito dos 14 picos mais altos do mundo, e seus aviões muitas vezes precisam atender pequenos aeroportos situados em colinas remotas ou perto de picos cobertos por nuvens.
Além das obstruções físicas, o terreno também pode sofrer mudanças climáticas repentinas que afetam a velocidade e a intensidade do vento, dificultando a navegação.
Em um relatório de segurança de 2023, a Autoridade de Aviação Civil do Nepal (CAAN) disse que a colisão com o terreno ou outro obstáculo era o principal risco, sendo responsável por 93% das mortes em acidentes aéreos na década anterior.
Passarelas de mesa
Devido à escassez de terreno plano no Nepal, várias áreas têm pistas de mesa, construídas escavando picos para criar uma superfície plana.
Elas têm quedas abruptas em uma ou ambas as extremidades, exigindo maior habilidade no pouso da aeronave, mas também levando a ferimentos graves ou fatalidades se os pilotos exagerarem na aproximação.
Frota envelhecida
Entre os países mais pobres do mundo, o Nepal não investiu o suficiente na atualização ou manutenção de seus aviões.
Muitas estão envelhecendo, de modo que não possuem algumas características e instalações comuns em outros lugares e tendem a ser mal conservadas, o que torna os acidentes mais prováveis.
É em parte por isso que a União Europeia, alegando "preocupações com a segurança", proibiu transportadoras aéreas certificadas no Nepal em 2013.
No entanto, em sua última revisão de segurança em 2023, a UE reconheceu o "envolvimento proativo" do regulador da aviação e os esforços para aumentar a supervisão.
Gestão de tripulação e formação
Especialistas pediram melhor treinamento para pilotos no Nepal, com alguns acidentes atribuídos a más decisões.
O pior acidente do Nepal em três décadas matou 72 pessoas em janeiro de 2023 e foi atribuído, por exemplo, à falta de conhecimento do piloto sobre os procedimentos operacionais padrão, o que o levou a cortar erroneamente a energia do avião, causando sua queda.
Este foi o único acidente fatal no mundo no ano passado, quebrando uma tendência de anos de segurança positiva na região da Ásia-Pacífico, disse a Associação Internacional de Transporte Aéreo em um relatório.
Regulamentação e supervisão
Os serviços de aviação e a regulamentação são administrados por agências separadas na maioria dos países, mas no Nepal, o regulador CAAN regulamenta as companhias aéreas e administra os aeroportos.
Especialistas dizem que isso é um conflito de interesses, pois o regulador policia suas próprias operações, acrescentando que isso leva à corrupção e à má gestão.
A CAAN nega essa alegação, dizendo que não há ligação direta entre as unidades que funcionam sob uma organização.
Siga nossas páginas do Anime News no:
facebook: https://www.facebook.com/AnimeNewsCanal
Twitter: https://x.com/AnimeNe01525016
Pinterest: https://br.pinterest.com/animenewscanal/
Mais um post by: Anime News
Comentários